25 de January, 2021

Fusões e Aquisições

Fusões e Aquisições (F&A) ou Mergers and Acquisitions (M&A)

Fusões e Aquisições de empresas: como ocorre o processo de Mergers and Acquisitions (M&A)?

Em 1980 e 1890 o Brasil começou a sentir os efeitos da internacionalização econômica, financeira e produtiva, fruto da globalização. Isso fez com que empresas precisassem reagir rapidamente para não perderem a competitividade. Foi assim que Fusões e Aquisições (F&A) passaram a ser objetos de atenção de muitas organizações.

Nesse cenário, empresas começaram a ser avaliadas (Valuation) e analisadas como alternativas de investimento. O controller, claro, tem um papel muito importante quando o assunto é Mergers and Acquisitions (M&A).

Para entender melhor o que é e por que pensar em Fusões e Aquisições, confira este artigo completíssimo que preparamos para você.

Fusões e Aquisições: Primeiro, o termo: M&A (Mergers and Acquisitions)

Mergers and Acquisitions, também conhecido por M&A (ou, em bom e velho português, Fusões e Aquisições – F&A), é um termo geral que se refere à consolidação de empresas. Como um aspecto da gestão estratégica, as fusões e aquisições podem permitir que empresas cresçam e mudem a natureza de seus negócios ou posição competitiva.

Para entender melhor o que é e por que pensar em Fusões e Aquisições, confira este artigo completíssimo que preparamos para você.

Na maioria das vezes, F&A está relacionado com:

  • Estratégia de mercado;
  • Necessidade de obter sinergia;
  • Ganho de eficiência com a obtenção de recursos; e
  • Oportunidade de comprar uma empresa por um valor inferior ao seu real valor.

Como você deve imaginar, existe todo um plano de negócios com definição de métricasestratégiasmetas e objetivos que devem ser seguidos antes mesmo de um processo de M&A iniciar. É essencial, por exemplo, que as unidades de negócios envolvidas numa fusão, ou a compradora (no caso de aquisição), analisem o planejamento orçamentário. Assim, será possível que todos os envolvidos façam os ajustes necessários.

Por isso, o ideal é que como controller você avalie a Gestão Orçamentária da empresa. Quanto mais madura a Gestão Orçamentária de uma empresa, mais bem avaliada ela é pelo mercado. Para ajudá-lo nesse processo, desenvolvemos uma metodologia e parâmetros que aplicamos para descobrir o nível de maturidade da Gestão Orçamentária.

Descentraização OrçamentáriaKPI’sSimulações de CenáriosGovernança, Risco e Conformidade, entre outros. E para você entender melhor sobre Fusões e Aquisições, vamos ver cada conceito separadamente.

O que é Fusão de Empresas?

Uma fusão é a combinação de duas ou mais entidades empresariais, ou seja, duas ou mais organizações unem forças para se tornarem um novo negócio, geralmente com um novo nome. Do ponto de vista jurídico, de acordo com a Lei das Sociedades Anônimas (Lei Nº 6.404/76), no artigo 228: “Fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações”.

Existem cinco tipos comuns de fusões: horizontal, vertical, conglomerado, fusão de extensão de mercado e fusão de extensão de produto. O termo escolhido depende da função econômica, finalidade da transação comercial e relacionamento entre as empresas da fusão. Os tipos de fusão de empresas são:

  • fusão horizontal ocorre entre empresas da mesma indústria sendo, portanto, concorrentes que oferecem o mesmo bem ou serviço. Ela tem como objetivo criar uma nova organização, com mais participação de mercado (aumentar market share), obter economias de escala e expandir a área de atuação.
    Como as operações comerciais deste tipo de fusão são muito semelhantes, pode haver oportunidades de fundir certas operações, como o processo de fabricação, por exemplo, e reduzir custosA ExxonMobil é um exemplo de uma fusão horizontal. Ela foi formada em 30 de novembro de 1999 na fusão da Exxon com a Mobil, duas empresas resultantes da divisão da Standard Oil Company em 1911, ou seja, tanto a Exxon quanto a Mobil eram empresas da mesma indústria de petróleo.
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  • fusão vertical ocorre na junção de duas ou mais empresas cujos negócios se complementam, ou seja, é a fusão de empresas produtoras de bens ou serviços diferentes para um produto final específico. Nesse caso, as organizações podem não competir entre si, mas operam em diferentes níveis dentro da cadeia de suprimentos de uma indústria.
    Dentre os objetivos da fusão vertical estão maior controle sobre as atividades, proteção do investimento principal, ganho na facilidade da distribuição dos produtos e assegurar matérias-primas. Uma empresa de automóveis que se junta a um fornecedor de peças seria um exemplo de fusão vertical. Tal acordo permitiria à divisão do automóvel obter melhores preços nas peças e ter um melhor controle sobre o processo de fabricação. Um exemplo real é do Santander Brasil que formou uma joint venture com a Hyundai para a criação do Banco Hyundai Capital Brasil e uma corretora de seguros.
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  • Conglomerado é a fusão de empresas envolvidas em atividades comerciais totalmente não relacionadas, ou seja, com produtos ou serviços completamente diferentes. É o caso da fusão entre Louis Vuitton com Moet e Chandon. Os objetivos da fusão por conglomerado são diversificação do risco e aproveitar oportunidades de investimentos.
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  • fusão de extensão de mercado ocorre entre duas ou mais empresas que produzem os mesmos produtos, mas em mercados separados. O objetivo principal da fusão de extensão de mercado é garantir que as empresas da fusão possam ter acesso a um mercado maior e que assegure uma base de clientes maior. Um bom exemplo é a fusão entre LAN Chile e TAN que, ao se unirem, criaram a LATAM, permitindo crescer nos mercados do norte e Europa.
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  • fusão de extensão de produto ocorre entre duas ou mais organizações cujos produtos relacionam-se e que operam no mesmo mercado. A fusão de extensão de produto permite que as empresas da fusão agrupem seus produtos e obtenham acesso a um conjunto maior de consumidores. Isso garante aumento na lucratividade.

O que é Aquisição de Empresas?

aquisição de empresas é a compra do controle acionário de uma empresa por outra, sendo que, no caso de aquisição global do patrimônio da empresa adquirida, a compradora assume o controle total e a empresa adquirida deixa de existir. No processo de aquisição, portanto, uma empresa compra outra e a sucede nos direitos e obrigações.

Na maioria das vezes, aquisições ocorrem como parte da estratégia de crescimento de uma empresa quando ela percebe que é mais benéfico assumir as operações de uma organização existente do que expandir por conta própria. Isso ocorre porque muitas grandes empresas têm dificuldade em continuar crescendo sem perder a eficiência.

No processo de aquisição, a empresa que adquire outra é mais poderosa em termos de tamanho, estrutura e operações. As aquisições podem ser amigáveis ou hostis:

  • Aquisições amigáveis: os executivos da empresa alvo apoiam a adquirente no processo de due diligence e enxergam a operação como algo benéfico.
  • Aquisições hostis: a compra no mercado aberto da maioria do capital de uma empresa alvo ocorre contra a vontade do Conselho de Administração da empresa que será adquirida.

Uma aquisição pode ser feita de duas formas:

  1. A adquirente compra a maioria das ações, ou seja, a maioria do capital de controle da empresa alvo. Este tipo de transação inclui todo o passivo assumido pela adquirida no passado e todos os riscos que esta enfrenta no seu ambiente comercial.
  2. A adquirente compra os ativos líquidos da sociedade, em vez de suas ações. O capital recebido pela adquirida é pago aos seus acionistas através de um dividendo extraordinário ou por liquidação.

Você com certeza vai lembrar de grandes aquisições como a da Livraria Cultura que comprou Fnac no Brasil para ganhar mercado de livros digitais. Como exemplo de aquisição de concorrentes é a Netshoes que negocia a compra da sua concorrente Dafiti e a Heineken que anunciou a aquisição da Brasil Kirin, dona da Schin e Devassa. Um exemplo de aquisição de mercados diferentes é a Amazon que comprou a rede de supermercados Whole Foods Market. Bom, você já percebeu que exemplos não faltam para entender que a estratégica de M&A (Mergers and Acquisitions é interessante, certo?

Ao tratar de Aquisição de empresas é fundamental que se conduza o processo de Due Diligence. Isso garantirá que riscos e oportunidades associados à transação sejam melhores compreendidos e analisados. 

Razões para o Processo de Aquisição de Empresas

CEOs e proprietários de empresas muitas vezes optam pelo processo de aquisição por ser uma estratégia de crescimento menos dispendiosa, mais rápida e com menos riscos. Ao contrário do crescimento por meio do aumento da participação de mercado e das vendas, a aquisição traz ganhos imediatos na economia por meio da economia de escala.

Além disso, na aquisição de empresas há a entrada quase instantânea em novos mercados, geralmente com uma marca reconhecida, com reputação positiva e base de clientes existente. Com isso, diminuem-se também riscos e custos normalmente associados ao desenvolvimento de novos produtos.

Além disso, razões para aquisições de empresas incluem:

  • Complementar as linhas de produção em um determinado segmento;
  • Aumento nas receitas; e
  • Garantir melhores condições de produção e rentabilidade para as empresas envolvidas.

Resumindo: diferenças entre Fusões e Aquisições

Entre as principais diferenças podemos citar:

  • Fusão é uma estratégia corporativa na qual duas ou mais empresas se juntam para formar uma nova empresa. Em outras palavras: duas ou mais empresas deixam de existir legalmente e formam uma nova empresa, com nova identidade.
  • Aquisição é quando uma empresa compra o controle acionário de outra. Ao contrário da fusão, uma nova empresa não nasce de uma aquisição, ao invés disso, há o desaparecimento legal da empresa comprada. Em outras palavras: é a compra de uma empresa por outra, na qual somente uma manterá sua identidade.
  • A fusão ocorre voluntariamente pelas empresas, enquanto que a aquisição é um processo que pode ocorrer de forma voluntária ou involuntária.
  • Em termos legais, uma fusão exige que duas ou mais empresas se consolidem em uma nova entidade com uma nova estrutura de propriedade e gerenciamento (com membros de cada empresa). Já uma aquisição ocorre quando uma empresa assume todas as decisões de gerenciamento operacional de outra.

Vantagens e desvantagens do processo de Fusões e Aquisições

Em resumo, como pudemos observar, as Fusões e Aquisições propiciam redução de custos operacionais e otimização na produção. Como vantagens podemos ainda citar:

  • Redução da concorrência;
  • Aumento de crescimento
  • Adquirir novos talentos;
  • Abertura de novos mercados;
  • Acesso a novos mercados;
  • Compartilhamento de conhecimento;
  • Diversidade no portfólio de produtos ou serviços;
  • Expansão da base de clientes;
  • Economia de tempo na estratégia de crescimento; e
  • Aumento nas vendas ao comercializar produtos ou serviços complementares.

Já os pontos negativos envolvendo fusões e aquisições incluem:

  • Perda de força da marca;
  • Perda de produtividade;
  • Posicionamento de mercado pode ficar um pouco confuso;
  • Pode haver diferenças na cultura corporativa;
  • Demissões; e
  • Colaboradores podem ter dificuldade de aceitar a nova gestão.

Além disso, se a aquisição resulta no encerramento da empresa adquirida, é preciso ter em mente que esse processo pode resultar na demissão de funcionários, no fechamento de setores e na execução de uma série de ajustes que podem gerar resistência interna.

Vantagens e desvantagens analisadas, agora é hora de saber como Fusões e Aquisições ocorrem.

Etapas do processo de Fusões e Aquisições

Podemos dizer que o sucesso de uma transação de F&A é o resultado direto da experiência do comprador na identificação, análise e execução do negócio. Definimos como sete as etapas a serem seguidas:

01.

Desenvolvimento do plano de execução

Essa é a hora de estabelecer os objetivos principais, identificar produtos e tecnologias alvo, identificar fatores críticos de sucesso, aprofundar o conhecimento da empresa, definir pessoas envolvidas e prazos.

02.

Avaliação da empresa

Nesta etapa, a posição financeira da empresa deve ser avaliada, respondendo às seguintes perguntas:
– Quais são os benefícios prováveis dessa transação?
– Quais são os riscos?
Deve-se também avaliar e empresa de acordo com sua posição financeira (incluindo projeções financeiras). A avaliação se concentra em questões como volume de vendas, receita, custo e balanço.

03.

Valuation

Estimar o valor da empresa alvo de forma sistematizada, usando um modelo quantitativo. Além de avaliar o valor do alvo, deve-se identificar alternativas para estruturar as transações de fusão ou aquisição, avaliá-las e selecionar aquela que melhor permita à organização alcançar seus objetivos e desenvolver uma oferta.

04.

Tomada de decisão

A liderança corporativa deve determinar os benefícios e as desvantagens da aquisição ou fusão proposta e tomar uma decisão.

05.

Negociação e estruturação

Nesta etapa, o objetivo dos envolvidos é entrar em acordo sobre o preço e a estrutura da transação.

06.

Execução do processo de Due Diligence

uma vez que a proposta for aceita, os líderes da organização adquirente devem assegurar uma revisão completa e abrangente de due diligence da entidade alvo, a fim de compreender completamente as questões, oportunidades e riscos associados à transação.
A Due Diligence, envolve uma revisão da posição financeira, jurídica e operacional da empresa alvo para garantir a precisão das informações obtidas anteriormente.

07.

Viabilidade jurídica

A realização de um estudo de viabilidade jurídica é outra etapa importante para o processo de fusão e aquisição, sendo, costumeiramente, o fato diferencial para o sucesso da empreitada.

Esse estudo consiste em uma avaliação detalhada do acordo entre as empresas conforme a legislação vigente. Isso é fundamental para que as companhias possam lidar com os trâmites legais e manter-se em conformidade com as regulamentações estabelecidas.

Em outras palavras, Due Diligence é um processo de investigação no qual a confiabilidade das informações da empresa é verificada. Essa investigação tem o intuito de buscar no histórico um conhecimento profundo das operações e das partes relacionadas para que o novo acionista não herde riscos dos negócios.

Vamos imaginar que você, o(a) comprador(a) de uma companhia, descobriu após a compra que a empresa em questão não só carregava diversos processos trabalhistas como também manipulou os livros contábeis. Agora, esses riscos recaem sobre o novo controlador. A Due Diligence vem para mitigar esses riscos e preservar a reputação das partes.

08.

Reorganização societária

Prévia ou posteriormente à operação de M&Areorganização societária pode também ser considerada uma etapa do processo de fusão ou aquisição.

Essa reestruturação pode considerar a aquisição de participação entre os sócios a partir da segregação de ativos e atividades para uma nova sociedade (via drop down ou cisão) ou até pela aquisição direta de um ativo ou de todo o patrimônio da empresa compradora.

Essa reorganização pode acontecer por diferentes motivos, entre eles:

  • Transformação do tipo societário, como por exemplo de uma Limitada (Ltda.) para Sociedade Anônima de Capital Fechado (S.A.). – Essa alteração deve ser considerada a depender das motivações das partes, em especial quanto à forma que o investimento será realizado e os próximos movimentos estratégicos da sociedade;
  • Incorporação – Quando a uma empresa passa completamente a integrar os ativos e passivos da outra, que por sua vez, deixa de existir;
  • Incorporação de ações – como forma de concentrar as participações societárias em determinada sociedade da estrutura de um grupo de empresas por exemplo;
  • Cisão – Este caso ocorre quando uma empresa transfere todo ou parte de seu patrimônio a outra. Na ocasião da cisão de todo o patrimônio, ocorre a extinção da empresa cindida;
  • Drop-down – Operação de aumento de capital social de uma empresa realizada em outra;
  • Redução de capital – Quando sócios da empresa recebem em dinheiro ou ativos parte do capital social da companhia;
  • Distribuição de lucros com dação em pagamento – muito utilizado quando é necessário retirar algum ativo da empresa em favor dos sócios antes da negociação;
  • Roll-up – Movimento que é feito por meio de subscrição de quotas ou ações de uma ou mais empresas, em direção ao capital de outra empresa controladora.

09.

Negociação contratual

Após as etapas de auditoria e reorganização é possível iniciar, de fato, a negociação do contrato principal. Dependendo diretamente do tipo de operação em questão, o contrato poderá ser:

  • Contrato de compra e venda de cotas ou de ações, que é também conhecido como Quota Purchase Agreement (QPA) ou Share Purchase Agreement (SPA). Esses acordos são utilizados nos casos de aquisição de participação societária total ou parcial do vendedor pelo comprador;
  • Contrato de subscrição de cotas ou de ações, Quota Subscription Agreement (QSA) ou Share Subscription Agreement (SSA), para processos em que a participação do novo sócio seja aceita mediante subscrição e integralização de novas cotas ou ações de emissão da marca;
  • Contrato de compra e venda de ativos ou Asset Purchase Agreement (APA), usado em caso de aquisição direta de ativos. Em caso de compra de participação societária em que os vendedores não entreguem sua participação total no negócio, o acordo de acionistas ou de cotistas aufere uma relevância análoga àquela do contrato principal.

10.

Contrato principal e acordo de acionistas

Esta etapa do processo de M&A consiste na assinatura do contrato principal e dos contratos acessórios obrigatórios na aquisição.

Após as auditorias na Due Diligence, a negociação de cada item do contrato principal, dos acordos de cotistas e acionistas e dos instrumentos acessórios, caso optem por levar adiante a negociação, os envolvidos marcam a data do signing, a assinatura do contrato principal e dos instrumentos acessórios.

Os contratos principais definem os aspectos essenciais da transação, como:

  • Preço-alvo do negócio e forma de pagamento;
  • Mecanismo de ajuste de preço, pois, afinal, as empresas normalmente são adquiridas em pleno funcionamento, e essa cláusula prevê, por exemplo, como tratar os estoques, endividamento e o capital de giro, quando do fechamento da transação;
  • Representações e Garantias (R&G), pelas quais são estabelecidos mecanismos legais para a indenização e direito de saída das negociações no caso das informações trocadas se mostrarem não confiáveis;
  • Condições precedentes dispõem sobre eventos que as partes devem cumprir como condição para o fechamento da transação;
  • Indenizações e procedimentos caso ocorra alguma perda falha ou quebra de obrigações, declarações e garantias;
  • Condição das atividades durante o período de negociação;
  • Não concorrência, obrigação de permanência, entre outras.

11.

Fechamento

Chamado de closing ou fechamento formal de todo processo, é o momento em que se demonstra o cumprimento das condições prévias ou abdicação das mesmas. Esta etapa possibilita o pagamento na forma acordada em contrato e a transferência de titularidade dos bens.

O fechamento acontece quando todas as condições precedentes já foram cumpridas e as partes se reúnem para formalizar o fim da operação.

Assim, no closing, via de regra, ocorrerão:

  • Documentos de renúncia dos administradores atuais;
  • Verificação das certidões negativas da época;
  • Assinatura dos documentos de fechamento do preço;
  • Efetiva transferência das participações acionárias nos livros de registro e de transferência de ações; e
  • Pagamento do preço acordado, nas formas previstas no contrato.

12.

Pós-fechamento - Conclusão

Chamado também de pós-closing, esta é a última fase e consiste na finalização do processo de M&A, com registro da alteração dos documentos sociais da sociedade, como órgão de registro do Comércio (Junta Comercial) e Receita Federal.

As partes também devem observar as demais obrigações assumidas no contrato, dentro dos prazos assumidos.

O controller no processo de M&A

Profissionais da área de finanças exercem um papel crucial quando o assunto é Fusões e Aquisições. Na essência, F&A são transações financeiras e exatamente por isso é que controllers devem entrar em ação, exercendo as seguintes atividades:

  • Realização de uma análise financeira rigorosa para garantir uma boa tomada de decisão;
  • Avaliação das implicações tributárias e dos requisitos regulamentares aplicáveis;
  • Avaliação das opções de financiamento disponíveis;
  • Planejamento, coordenação e execução de uma revisão eficiente e efetiva de due diligence;
  • Análise de cenários e de SWOT;
  • Análise de viabilidade de investimentos em projetos;
  • Fazer projeções de crescimento e de rentabilidade;
  • Realizar a avaliação da empresa (Valuation).

Especificamente sobre o último ponto existem diversas formas de avaliação. As mais comuns são através do valor dos ativos, do valor presente do fluxo de caixa futuro, ou do valor dos múltiplos da empresa.

Valuation serve como base na avaliação do valor da empresa, e controllers o usam para fazer recomendações de compra ou venda, comparando com o preço atual das ações da empresa listadas na bolsa. Já em novas empresas, o Valuation é feito com base nas perspectivas futuras da rentabilidade.

Quais são os principais riscos e desafios de M&A no Brasil?

Como vimos, as operações de M&A são complexas e, por conta disso, é natural que haja uma série de obstáculos e desafios envolvidos nessas negociações.

Vamos entender melhor os principais riscos e desafios de M&A no Brasil:

Expansão para segmentos diferentes

Quando as empresas que uniram seus negócios são de segmentos diferentes, a integração de processos operacionais, administrativos e financeiros pode gerar bastante fricção e ser onerosa, fazendo com que as companhias não alcancem o estado de sinergia desejável.

Aquisições de grande porte

Quando a empresa adquirida é muito grande, a integração dos processos que citamos também podem apresentar entraves difíceis de superar.

Geralmente, operações que envolvam empresas-alvo cujo valor seja maior que 50% da adquirente são considerados de alto risco, podendo resultar em uma aquisição que não gere valor.

Definição da empresa-alvo

Seja com o objetivo de fusão ou aquisição, deve-se realizar um estudo de mercado para mapear e analisar as opções à disposição.

A empresa-alvo deve passar por uma análise profunda com o intuito de avaliar se ela está alinhada com a estratégia da companhia interessada e se de fato há benefícios a serem colhidos com a operação.

Avaliação das empresas envolvidas

Outro desafio para a concretização de processos de M&A é a avaliação das empresas envolvidas.

No caso de uma aquisição, é preciso que a etapa de valuation seja feita com base em premissas realistas e projetáveis, de modo a determinar um valor adequado e evitar prejuízos futuros.

Já no casos das fusões, é importante que todas as empresas envolvidas sejam avaliadas, com o objetivo de definir a participação final dos sócios na nova organização que será criada.

Integração de culturas

Como comentamos, a diferença de culturas organizacionais pode apresentar desafios importantes para empresas que juntam operações.

Afinal, quando um profissional está alinhado e acostumado a uma empresa e sua cultura, o processo de adaptação a uma nova realidade pode ser difícil – e quando falamos de executivos, o risco de um pedido de demissão pode ser devastador.

Fusões e aquisições de empresas no Brasil: 3 exemplos de sucesso

No Brasil, existem casos conhecidos e bem sucedidos de M&A. Veja alguns exemplos:

01.

Ambev e Do Bem

Em 2016, a megaempresa de bebidas realizou a aquisição da Do Bem, conhecida pela produção de sucos, chás e água de coco sem conservantes.

A operação fez parte de uma estratégia da Ambev, cujo carro-chefe são as cervejas, para diversificar seu portfólio de bebidas não alcoólicas, especialmente de produtos saudáveis.

Por sua vez, a Do Bem conseguiu escalar sua produção e chegar a mais regiões do país.

02.

Itaú e XP Investimentos

Em 2017, o banco privado Itaú adquiriu 49,9% do capital da XP Investimentos, corretora que se destacou como alternativa aos grandes bancos.

A operação foi avaliada em mais de R$ 6 bilhões. Antes da transação, a XP contava com pouco mais de 275 mil clientes.

Hoje, estima-se que a corretora conte com mais de 1,7 milhão de clientes ativos.

03.

Magazine Luiza e Netshoes

Em 2019, a gigante do varejo adquiriu o e-commerce Netshoes, em uma operação avaliada em US$ 115 milhões.

O objetivo da empresa era elevar sua participação no comércio online de roupas, calçados e artigos esportivos.

Com a aquisição, a Magalu aumentou seu portfólio em cerca de 250 mil itens e incrementou sua base de clientes em cerca de 7 milhões de consumidores.

Concluindo

Mergers and Acquisitions (M&A), ou Fusões e Aquisições (F&A), é um termo geral que se refere à consolidação de empresas ou ativos. Falando de cada conceito separadamente, temos que:

  • Fusão é uma estratégia corporativa na qual duas ou mais empresas se juntam para formar uma nova empresa. Em outras palavras: duas ou mais empresas deixam de existir legalmente e formam uma nova empresa, com nova identidade.
  • Aquisição é quando uma empresa compra o controle acionário de outra. Ao contrário da fusão, uma nova empresa não nasce de um processo de aquisição, ao invés disso, há o desaparecimento legal da empresa comprada. Em outras palavras: é a compra de uma empresa por outra, na qual somente uma manterá sua identidade.

A palavra mais usada em fusões e aquisições é sinergia, o que dá a ideia de que, ao combinar as atividades comerciais, o desempenho aumentará e os custos diminuirão. Crescimento, diversificação de produtos e serviços, e eliminação da concorrência são alguns dos motivos pelos quais o processo de M&A é avaliado.

Conclusão

O cenário de globalização e aumento da competitividade mudou o mercado. Mais do que nunca, empresas buscam formas de se manterem competitivas, especialmente por meio da expansão dos seus negócios e da redução de custos operacionais.

A busca por operações de M&A é parte fundamental dessa estratégia, permitindo às empresas alcançar esses objetivos de maneira muito mais ágil e menos dispendiosa.

Com isso, essas organizações conseguem atingir novos segmentos e aumentar sua participação no mercado, fortalecendo sua atuação.

Por esse motivo, fusões e aquisições devem ser sempre encaradas como medidas estratégicas de negócios, ações capazes de aumentar a lucratividade da empresa, otimizar seus processos e reduzir riscos.

 

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