Plano de negócios: quais etapas você deve seguir
O plano de negócios é a ferramenta ideal para que sua empresa funcione perfeitamente e alcance o sucesso desejado.
Neste artigo vamos explicar o que é um plano de negócios e quais os passos que você deve seguir para criá-lo.
Um Plano de Negócios bem estruturado tem por objetivo ajudar o empreendedor / executivo a planejar e focar suas idéias, tomando as ações pensadas para sua empresa, ao mesmo tempo em que é uma ferramenta de acompanhamento e definição de metas e gerenciamento de riscos.
Existem diversas formas de elaborar um Plano de Negócios, mas não existe uma formatação única ou um padrão.
O empreendedor e sua equipe devem assumir a preparação do Plano de Negócios, estabelecendo a visão geral do plano, sua aplicação, seus prazos e objetivos. Esse exercício é parte importante do planejamento estratégico das organizações que se encontram melhor estruturadas.
Ao mesmo tempo em que todo o material é importante, faço alguns comentários específicos sobre a seção de resultados históricos e projeções financeiras. Nesta seção, todos os pressupostos e os dados quantitativos apresentados em outras partes são submetidos a um teste numérico. Em outras palavras, as projeções financeiras são elaboradas com todas as estimativas de vendas da empresa, todos os custos de produção, distribuição, logística e despesas comerciais e administrativas em um resumo de tipo financeiro. Devemos elaborar as projeções financeiras para um período de três a cinco anos para que estas sirvam como orientação para a equipe de gestão sobre os objetivos da organização nesse período e também para comunicá-las a instituições financeiras ou possíveis investidores. O plano financeiro deve ser elaborado em padrões mínimos conhecidos, podendo ser mais simplificado ou detalhado de acordo com seu segmento de mercado e a qualidade das informações obtidas em toda sua pesquisa, mas em resumo conter como resultados (“output”):
• Demonstrações financeiras (balanço patrimonial, demonstrativo de resultados/ lucros e perdas e fluxo de caixa) dos últimos anos (se disponível);
• Projeções financeiras e fluxo de caixa para o período de três anos;
• Análises econômicas: ponto de equilíbrio, lucratividade, retorno sobre investimento, etc.
Passo a passo para um plano de negócios?
É um documento que descreve como o negócio se desenvolverá no futuro, à medida que a empresa crescer. É um pequeno guia que contém todos os pontos necessários para a operação.
Como criar um plano de negócios?
Faça um resumo executivo
O primeiro passo na criação de um plano de negócios é descrever sua atividade comercial, slogan e informações de contato.
Além dessas informações básicas, o sumário executivo deve incluir o seguinte:
- Objetivos;
- Missão;
- Oportunidades de negocio;
- Resumo do plano de marketing;
- Resumo financeiro.
- Escreva a descrição da empresa
Escreva uma breve descrição do negócio que você pretende montar, quais soluções você fornecerá aos clientes, importância e escopo.
Inclua também alguns detalhes sobre o seu negócio, como:
- A atividade que você desenvolve;
- A propriedade;
- Localização;
- Os bens que você tem.
Faça uma análise de mercado
- Escreva uma breve análise do mercado, incluindo os pontos fortes do mercado em que a empresa se encaixaria.
Isso deve incluir:
- Tamanho da indústria;
- Taxa de crescimento;
- Tendência.
Descreva o produto ou serviço
- Nesta etapa nos aprofundamos na resolução do problema que vamos resolver para os clientes. Descreva o produto ou serviço, liste a concorrência e como se destacar dela.
Definir o modelo operativo
- Aqui você deve listar quais tecnologias serão utilizadas e especificar os diferentes processos do modelo de trabalho da empresa.
Faça uma análise do concorrente/cliente
- Aqui você deve analisar a concorrência, deve incluir a vantagem competitiva da empresa em relação à concorrência, e quais falhas podem se tornar oportunidades;
E também realizar uma análise do nosso público-alvo:
- Quem são;
- Como são;
- O que fazem;
- Quais são os hábitos de compra;
- Quais são os canais de comunicação?
Desenvolva uma estratégia de aquisição de clientes
- Depois de analisar os clientes, você precisará desenvolver uma lista de ações e táticas a serem levadas em consideração para alcançar os clientes e levá-los a comprar os produtos / usar o serviço.
Expor os objetivos alcançados
- Esta seção do plano de negócios é especialmente importante para transmitir credibilidade aos investidores e funcionários. Se houver um histórico da empresa, deve-se expor tudo o que foi positivo para a empresa.
Indica o equipamento/equipamento a ser utilizado
- Aqui você deve indicar os membros da equipe, funções e experiência. O mais importante é destacar os antecedentes que podem servir para agregar valor à empresa.
Descreva os fundos necessários
- Se o objetivo é obter financiamento para o projeto, este ponto é um dos mais importantes e deve ser o mais completo possível.
Especificando aspectos como
- Quanto dinheiro é necessário para o negócio ir adiante;
- Em que vai ser investido;
- O que lhe permitirá realizar este investimento;
- O que oferecemos em troca de financiamento.
Expor dados financeiros
- Por último, devemos incluir dados financeiros em nosso projeto sempre que possível.
Aqui você deve incluir
- Receitas e despesas do primeiro ano;
- Projeção de lucros e perdas;
- Ponto de equilíbrio.
O principal objetivo de um plano de negócios é ajudar a definir a estratégia global, detalhando alguns dos aspectos mais fundamentais que devem ser levados em consideração ao longo da projeção e execução da empresa.
Quando houver a necessidade de recursos financeiros externos por meio de financiamento, é importante incluir em suas projeções um resumo desde a utilização até a liquidação dos recursos. Potenciais investidores e financiadores querem ver quanto recurso financeiro seu negócio irá precisar e a capacidade de pagamento e geração de valor do negócio.
O Brasileiro é um povo empreendedor por natureza
Com a crise econômica que o país passa e o alto desemprego, empreender se tornou, para muitos, a única alternativa de manter as contas em dia. E mesmo aqueles que hoje têm a “estabilidade” de um emprego, sonham em empreender. É o que diz a pesquisa realizada pela Mind Miners:
Segundo a pesquisa, 2 a cada 3 brasileiros sonham em ter um negócio próprio (Fonte ). Liberdade e autonomia são os motivos mais buscados por quem quer se aventurar no mundo do empreendedorismo e a falta de capital inicial é o motivo mais apontado que impede essas pessoas de alcançarem seus sonhos.
Etapa 01.
Considerações Iniciais
O que envolve?
Este é o ponto zero do seu Plano de Negócios, aqui é importante que você tenha informações cruciais sobre o negócio que pretende iniciar, como:
- O que sua empresa vai vender (atividade)?
- Que problemas o seu produto/serviço resolve?
- Qual é o diferencial do seu produto/serviço?
- Para quem ela irá vender (Pessoas, Empresas, Governo.)?
- Qual o seu público-alvo/nicho de atuação (Isso é muito importante)?
- Como ela irá vender (Loja, online etc.)?
- Qual o objetivo da sua empresa (Onde ela estará daqui há 1 ano)?
- Se a atividade que você pretende fazer te deixa empolgado em fazê-la (Isso é muito importante)
Dica
Seja detalhista nas respostas, mas não se alongue muito. 2/3 linhas para cada pergunta são mais que suficientes.
Momento de Validação
Se você tiver respostas precisas para cada pergunta desta etapa, o seu modelo de negócio estará pronto para seguir para a próxima.
Etapa 02.
Estrutura da Organização
O que envolve?
Esta é a etapa onde você começa a mensurar como será a estrutura da sua empresa e aqui não estamos falando de estrutura física, mas da estrutura organizacional, ou seja, quem serão as pessoas que estarão por trás da sua empresa:
- Você terá sócios?
- Quais as competências destes sócios?
- Qual será o papel de cada sócio?
- Como estará dividido os departamentos?
- Sua empresa terá funcionários?
- Quais competências estes funcionários deverão ter?
- Como esses funcionários estão divididos entre os departamentos?
- Sua empresa contará com consultores externos (Contadores, advogados etc.)
Nesta etapa também serão identificados alguns aspectos legais da sua empresa, como, leis regulatórias, trabalhistas etc.
Dica
Já ouviu aquela frase “amigos, amigos, negócios à parte”? Então, nem sempre os seus amigos serão os melhores sócios que você terá. Sua empresa deve contar com sócios que sejam capacitados para exercer as funções que surgirão.
Momento de Validação
A validação do seu projeto dependerá de respostas positivas e bem justificadas para as seguintes perguntas:
- Possuo as pessoas mais adequadas para dar continuidade a minha empresa?
- Terei que treinar essas pessoas ou precisarei buscar novas?
- Tenho recursos para treinar essas pessoas antes mesmo de iniciar a empresa?
- Conseguirei me adaptar as exigências legais do negócio?
Etapa 03.
Análise de Mercado
O que envolve?
Aqui você irá se aprofundar sobre o mercado que a sua empresa estará inserida. É aqui que você irá mapear:
- As características do setor (É um ramo em alta, queda, sazonal etc.?)
- O perfil dos clientes (Idade, Renda, Ramo de atuação etc.)
- Preços praticados
- Principais concorrentes (Incluindo nome e localização)
- Barreiras de entrada
- Fornecedores e Parceiros (Preços e Políticas adotadas)
- O que pode influenciar a demanda
Dica
As informações desta etapa podem ser colhidas de forma primária ou secundária. A primária serão as informações que você mesmo coletará, fazendo entrevistas, questionários, pesquisas, análises de campo etc. As informações secundárias são aquelas coletadas de outras fontes, como Institutos de pesquisas, jornais, revistas etc.
“E como eu sei se o ideal para mim são informações primárias ou secundárias? ”
Lembra na etapa zero quando você respondeu para quem a sua empresa irá vender e como ela irá vender?
É com base nessas respostas que você irá saber como coletará essas informações:
- Se a área de atuação da sua empresa for o seu bairro ou até mesmo uma parte da sua cidade, recomenda-se que você colete e analise as informações de forma primária.
- Já se a sua empresa atenderá todo o seu Estado ou até mesmo todo o país, recomenda-se que você utilize informações secundárias para que esse processo não fique muito caro.
Nada impede que você combine informações primárias e secundárias, caso isso se mostre vantajoso.
Momento de Validação
A validação do seu projeto dependerá de respostas positivas e bem justificadas para as seguintes perguntas:
- Os preços praticados são acessíveis ao meu público alvo?
- Há espaço para a minha empresa neste mercado?
- Minha empresa conseguirá tirar clientes de concorrentes que estão há mais tempo no mercado?
- Conseguirei enfrentar as barreiras de entrada?
- Fornecedores conseguirão atender minha demanda com preços que posso pagar?
Etapa 04.
Planejamento Operacional
O que envolve?
Aqui você irá se aprofundar sobre a operação diária do seu negócio, mapeando e planejando:
- Localização e estrutura física
- Processos Operacionais (Produção, Controle de Qualidade etc.)
- Processo de estocagem, armazenagem, distribuição e reposição
- Capacidade produtiva e/ou atendimento
- Tecnologia empregada
- Divisão dos departamentos operacionais
- Custos de manutenção das Máquinas e Equipamentos
- Aspectos Legais (Licenças, Direitos de uso, Seguros etc.)
Dica
Tenha a planta do imóvel onde pretende estabelecer sua empresa. Ela será essencial para definir aonde cada processo, pessoa, equipamento ficará. Um bom exemplo disso foi demonstrado no filme “Fome de Poder”, onde é demonstrado como foi montado o processo operacional do primeiro Mc Donald’s
Momento de Validação
A validação do seu projeto dependerá de respostas positivas e bem justificadas para as seguintes perguntas:
- Tenho acesso a um local que permita operacionalizar a empresa da forma adequada?
- Este local é acessível, atraente e seguro para meus empregados, fornecedores e clientes?
- Conseguirei me adaptar as exigências legais para este local?
- Tenho capacidade produtiva para atender a demanda com qualidade e prazos aceitáveis?
- Terei acesso à tecnologia adequada para minha operação?
Etapa 05.
Planejamento de Vendas
O que envolve?
Esta é a etapa onde serão montadas todas as estratégias para captação de clientes, vendas e pós-vendas, envolvendo:
- Política de Preços
- Estratégias de Vendas e Plano de Marketing
- Pós-Venda
- Pontos de Venda e Atendimento
- Projeções de Vendas em quantidade, considerando diversos cenários
- Margem de lucro praticada
Dica
Se você escolheu o seu nicho corretamente, terá um marketing muito poderoso e efetivo, pois ele será direcionado para as pessoas certas para o seu negócio e terá um custo muito mais baixo do que se fosse direcionado para um público mais amplo.
Momento de Validação
A validação do seu projeto dependerá de respostas positivas e bem justificadas para as seguintes perguntas:
- Minha projeção de vendas é viável, considerando meus preços, custos e a demanda?
- Meu plano de marketing terá uma conversão que suporte todos os meus custos e ainda me dê lucro?
- Tenho preços competitivos em comparação a meus concorrentes?
- Meu cliente enxerga diferencial no meu produto/serviço, além do preço?
Etapa 06.
Planejamento Financeiro
O que envolve?
Esta é a etapa onde mapeamos o melhor caminho financeiro para o seu negócio utilizando tudo aquilo que foi informado nas outras etapas. É aqui que você descobrirá:
- Quanto é necessário para começar o negócio
- Se é melhor utilizar dinheiro dos sócios ou de empréstimos
- O mínimo necessário de vendas para não ter prejuízo
- Quanto de dinheiro a empresa precisa para tocar seu dia-a-dia
- Os prazos de compra, estocagem e venda ideais para a empresa
- O resultado e fluxo de caixa para os próximos meses/anos
- A melhor forma da empresa pagar menos tributos possível
- Quando você recuperará o capital investido
- Se o seu negócio é viável financeiramente
Dica
Considere a possibilidade de terceirizar parte das atividades, isso reduzirá os investimentos necessários com equipamentos e funcionários.
Momento de Validação
A validação do seu projeto dependerá de respostas positivas e bem justificadas para as seguintes perguntas:
- Minha empresa é viável financeiramente?
- Minha lucratividade é menor do que de outras empresas do meu setor? Por que?
- Conseguirei manter minhas finanças pessoais enquanto a empresa não dá lucro?
- Tenho o capital necessário para iniciar a empresa?
- Caso tome empréstimos para iniciar a empresa, ela continuará sendo viável com as taxas de juros cobradas?
- Tenho como conseguir clientes para atingir o valor mínimo de vendas?
- Os prazos de compra, estocagem e vendas são viáveis de acordo com a média de mercado?
- Meu retorno será maior do que aquele obtido com aplicações mais seguras?
Etapa 07.
Planejamento Estratégico
O que envolve?
Esta é a etapa onde você montará as estratégias finais para o seu negócio. É aqui que você:
- Identificará os pontos fortes e fracos do seu negócio (Olhar para dentro)
- Identificará as ameaças e oportunidades (Olhar para fora)
- Tentará vender, de forma informal, o protótipo ou promessa do seu produto ou serviço ao seu público-alvo
- Fará novos testes de validação na sua empresa
- Analisará e corrigirá todas as falhas e pontos fracos identificados
- Identificará as tarefas críticas que precisam ser feitas para que o seu negócio possa começar
- Elaborará um roteiro com estratégias para sua empresa seguir, após a abertura
Dica
Lembre-se, o seu negócio deve ser testado e validado de forma fácil e rápida, uma das formas de fazer isso é apresentar protótipos ou promessas de entregas para o seu público, tentando obter, não só vendas, como também, feedbacks do seu público sobre o seu produto/serviço.
Momento de Validação
A validação do seu projeto, e início de fato do seu negócio, dependerá de respostas positivas e bem justificadas para as seguintes perguntas:
- Consigo utilizar meus pontos fortes para anular meus pontos fracos e combater as ameaças?
- Tenho estratégias bem definidas para contornar ameaças e alcançar as oportunidades
- Considerando as vendas, preços e condições obtidas nas tentativas de vendas do meu produto/serviço, minha empresa seria viável financeiramente?
- Conseguirei cumprir com os compromissos firmados na tentativa de venda do produto/serviço a potenciais clientes?
- Conseguirei corrigir as principais falhas apresentadas nos testes de validação?
- Tenho pronto, todas as tarefas críticas para iniciar meu negócio.
Etapa 08.
Cronograma
Um ponto muito importante para o sucesso da elaboração do seu Plano de Negócios é que você defina um cronograma para cada uma das etapas, que se tornarão o cronograma geral do Plano de Negócios.
Recomenda-se até que você crie prazos mais apertados e evite prorrogá-los, pois assim, você e sua equipe são forçados a focar somente naquilo que realmente importa e não perder tempo com detalhes inúteis. Lembre-se “Feito é melhor do que perfeito”.
Conclusão
Nem todos conseguirão passar pelas 7 etapas do Plano de Negócio e isso, não necessariamente, é ruim, mas se sua empresa passou por elas com sucesso, saiba que você aumentou imensamente a chance de sucesso dela, pois você conseguiu contornou antecipadamente a grande maioria das dificuldades que poderá enfrentar e possui um roteiro para te ajudar com as dificuldades que poderão surgir.
Novas realidades surgirão e você deve sempre estar se adaptando e planejando para contornar novas dificuldades.